A cena crucial em que Will Byers (Noah Schnapp) faz uma revelação sobre sua sexualidade, na quinta e última temporada da série, se tornou o pior avaliado dentre os episódios finais. À Variety, os criadores Ross e Matt Duffer defenderam o momento das críticas dos fãs.
Alerta de spoiler: o texto a seguir contém spoilers da 5ª temporada de “Stranger Things”.
“A cena da revelação da homossexualidade é algo que estamos construindo há nove anos. Foi uma cena muito importante para nós e para Noah [Schnapp] — não apenas do ponto de vista temático, mas também do ponto de vista narrativo”, disse Ross Duffer à revista.
De acordo com dados do IMDb, o “Capítulo Sete: A Ponte” alcançou uma nota de 6.7 de 10, se tornando o segundo episódio pior avaliado de todas as cinco temporadas. “A Irmã Perdida”, da 2ª temporada, que tem nota 6.0, é o pior avaliado de toda a série.
“Esta série sempre foi sobre nossos personagens superando o mal e, para superar esse mal, Vecna, de muitas maneiras, representa todos os pensamentos sombrios e a maldade da sociedade. E para que nossos personagens superem isso, trata-se realmente de se aceitarem, de se aceitarem uns aos outros e de se unirem”, continuou.
“É o passo final na jornada de Will, e Will é, de muitas maneiras, a chave para derrotar Vecna”, ressalta Matt Duffer. Ele acrescenta que “o Volume 1 é realmente sobre autoaceitação, certo? Quer dizer, esse é o primeiro passo”.
“E o segundo passo é Will conversando com Robin — é algo que ele quer fazer. Ele está tentando descobrir como se assumir, e sabe que precisa fazer isso, e que esse é o passo final para ele. E ele encontra a coragem para conseguir. E é realmente o maior ‘f***-se’ para Vecna. Essa era a intenção”, finaliza.
Desde a estreia da série, o personagem Will Byers sempre pareceu diferente dos amigos. Enquanto o grupo crescia, se apaixonava e seguia novos caminhos, Will permanecia à margem, não apenas por conta do trauma de ter sido sequestrado ainda criança, mas também por carregar um sentimento de isolamento mais profundo e difícil de definir.
No episódio 7 da temporada final, intitulado “A Ponte”, Will finalmente verbaliza aquilo que os fãs acompanham há anos de forma sutil e sensível. Em uma cena emocionante, ele admite aos amigos: “Eu não gosto de garotas”. O momento encerra o penúltimo episódio da série com a tão aguardada revelação sobre a sexualidade do personagem, marcando um dos pontos mais emocionantes da trama.
Em entrevista à Variety, Noah contou que se emocionou profundamente ao ler o roteiro. “Eu simplesmente chorei. Estava perfeito”, revelou. Também destacou o peso histórico da cena, lembrando o contexto em que a história se passa, nos anos 1980. Já em conversa com o Deadline, o ator citou que foi “libertador”.
O episódio que finalizou os quase dez anos de acontecimentos em “Stranger Things” chegou para o público na noite de 31 de dezembro de 2025.